Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

Comecando o ano escolar.

By 08:30 , ,


Ja falei aqui e aqui, sobre o ensino na escola publica aqui em Malta.

Bellinha continua na mesma escola, agora na 3 serie do ensino primario e Luca comecou esse ano tambem na pre escola.



Esse e o quarto ano na mesma escola, e eu confesso que teve muitas mudancas, principalmente boas. A escola agora conta com uma estrutura maior, o numero de estrangeiros tambem aumentaram, as regras ficaram mais rigidas, o que e bom para nao virar bagunca.

Recebo diversos emails sempre com perguntas referente a escola e a lingua ensinada.
Na pre escola, o maltes nao e introduzido de forma direta, talvez uma musiquinha ou outra, uma palavrinha aqui e outra la. Mas quase praticamente nao tem maltes nessa fase escolar.

O maltes comeca a ser introduzido a partir da primeira serie e em aulas especificas de maltes, como o nosso portugues, o resto das materias sao ensinados em maltes (exceto estudos sociais, que esse ano os pais puderam optar pela lingua). Alem deles separarem a classe em duas turmas, os que falam maltes(criancas com o sobrenome maltes, mesmo nao falando a lingua) e os estrangeiros.

Apesar do maltes estar sumindo um pouco, acho importante eles tentarem manter a lingua que faz parte da cultura e da identidade da ilha. Criancas sao muito espertas e aprendem com muita facilidade!

Outra coisa boa que eu vi durante esses ultimos anos, foi a comunicacao entre os pais para que as duvidas, sugestoes cheguem mais rapido ate a diretoria da escola e tem funcionado muito bem e sem barracos, porque nao e facil lhe dar com pais de quase 400 alunos de diversas nacionalidades e culturas.

No geral, o ano letivo comecou muito bem!

Leia também:

2 comments

  1. Olá Dani, meu marido foi convidado para trabalhar em uma empresa em Malta. Ano quem vem vamos mudar para Luka, minha maior preocupação é minha filha. O pessoal da empresa falou que é tranquilo matricular ela na escola, mas estou biscando também dicas de quem já mora ai. Poderia me ajudar? Minha filha tem 2 anos, com quantos anos as escolas publicas ai aceitam as crianças? Tem creches publicas? Eu tenho nacionalidade espanhola também, isso facilita algo para ela? Você gosta de morar ai? Desculpa tantas perguntas e obrigada por campartilhar tantas dicas bacanas. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      As criancas vao para escola a partir dos 3 anos de idade, antes disso se os dois pais trabalham, o governo tem algumas creches publicas e convenios com creches privadas, caso nao haja vagas numa publica. Com a nacionalidade espanhola acho que as coisas ficam sim, menos burocraticas em relacao a muitos documentos, vistos...
      Sim, eu adoro, sou suspeita pra falar, nao e o lugar perfeito (pq esse esta longe de exisistir), mas amo aqui. Beijos

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.