Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

Estudar em Malta

By 21:38 ,


Tenho recebido e-mails e ate comentarios aqui no blog com diversas duvidas sobre a vida em Malta, escola de ingles, trabalho, moradia enfim, como e a vida em geral na ilha.

Sinceramente eu nao sei absolutamente nada referente a cursos de ingles, mas vou deixar aqui o pouco que eu sei referente as outras duvidas e espero ajudar pelo menos um pouquinho =)

Nao precisa de visto para entrar em Malta, mas precisa estar com documentos em dia, acomodação e quantia certa de dinheiro para os dias que ficará na ilha.

Quem vem como turista, recebe os 3 meses como todos os lugares e se quiser ficar para estudar, voce compra o curso e pede a prorrogacao que e dada ate o final da data do curso, sem esse negocio de 6 meses de estudo + 6 de  ferias como na Irlanda por exemplo.

Estudante nao tem permissao para trabalhar em Malta, e se tem quem trabalhe ilegal eu também não faço idéia de como conseguiram.

O custo de vida nao e caro, se voce pensar em casa e comida, e por esse motivo o salario minimo e diferente de outros paises da Europa, aqui em Malta eles pagam ate 3 vezes a menos, ou seja, se voce vem pensando em emprego, vai ser dificil arrumar e se arrumar, vai ser mais dificil ainda juntar para poder fazer uma viagem pela Europa, caso essa seja a sua intencao, ate os malteses nao viajam muito, pois as passagens de aviao de Malta para outros lugares sao caras mesmo sendo Ryanair (cia aerea Europeia com passagens a preco de banana convidativo) e o engracado de que se voce estiver em qualquer outro lugar e quiser vir para Malta a passagem e bem mais barata =\

O aluguel em Malta e barato em comparacao com outros paises (Londres e Dublin por exemplo), aqui voce consegue alugar um apartamento por 400 euros ao mes, com quarto, sala, cozinha e banheiro, ou um big apartamento por 600 euros (fora de temporada) com 2 quartos, 2 banheiros, varanda e os apartamentos aqui sao grandes, exceto em Sliema, St Julian e região onde ficam a maior movimentação de turistas.

Aqui voce tambem precisa pagar deposito de um mes, comprovar que voce tem grana no banco, mesmo que seja no Brasil e pagar junto com o deposito o aluguel, que aqui voce paga o aluguel a contar do dia que voce entrou. E o contrato e de no minimo 1 ano para sair mais em conta e nao pode ser sublocado, muitos estudantes geralmente fecham casas de familia ou flats direto com a escola, e menos burocratico e mais caro.

O que eu vejo, nao sei falar se e geral, mas como a Ilha e super badalada, principalmente no verao, muitos estudantes vem e nao estudam direito, pois se empolgam com as festas e baladas gratuitas em Pacieville, mas cuidado! Se eles (imigracao) se derem conta de que voce comprou o curso e nao apareceu nenhum dia, eles podem prender voce e te mandar de volta. Segue uma materia de estudantes preso por nao estudarem =\

De resto, a ilha fica mais agitada no verao e e onde voce ate consegue arrumar alguma coisinha para ganhar um extra, agora no inverno e super parada, as coisas funcionam normalmente, claro! Mas sem a agitacao do verao!

Mas quem quiser vir para Malta, nao vai se arrepender, o lugar e lindo e inspirador!!! =)

Leia também:

36 comments

  1. Assino embaixo de tudo que vc disse =) E Recomendo para a galera que esta pedindo informacao vir e procurar a escola pessoalmente, sai bem mais barato do que pagar uma agencia para fazer isso por voce!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vce tem o endereço de alguma escola para contactar diretamente ?

      Excluir
  2. Oi, adorei o blog! Estou pensando em ir pra Malta dezembro e janeiro... como é o inverno ai? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Ah que bacana!!! Ainda nao peguei o inverno, so o finalzinho que foi marco, e mais frio que no Brasil, mas nao chega a ser rigoroso como na Irlanda ou em outros paises europeus...=)

    Volte sempre!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Dany! Como vai?!... Encontrei o seu blog na internet e amei tudo o que vi... a história da sua vida, sua família, tudo muito lindo!
    Moro em SP e fechei um curso de idiomas em Malta em Junho/Julho e estou super em dúvida e com certo receio, pois não falo quase nada inglês e nunca estive fora do país... Se não for abusar demais, será que poderia me dar alguns conselhos?!
    Estou morrendo de medo da imigração em Roma e também em relação ao meu custo para alimentação na semana se iria gastar muito com comida... Você poderia me dar dicas quanto a isso?!
    Super obrigada antecipadamente!
    Parabéns pelo blog... é o mais bonito e com histórias com conteúdo e emocionantes que já vi!
    Bjos.
    Daniella Machado.
    Segue meu email, caso se interesse em responder... (dani_agm@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  5. oi Dany!
    Assim como Daniella Machado também vou estudar inglês em Malta em Abril deste ano, tenho as mesmas dúvidas que ela, se o custo de vida é muito alto...será que pode me ajudar com algumas dicas...eu pretendo ficar 3 meses, vc acha q é suficiente? tenho de fazer um investimento alto neste intercâmbio e não adiantar muito...desculpa te encomodar, é q achei seu blog super interessante e com bastante conteúdo, vc está de parabéns!
    o meu email é erica_fogaca@yahoo.com.br
    ficaria muito grata se pudesse me responder...
    Erica

    ResponderExcluir
  6. Olá, meu nome é Giulianno, pretendo ir pra Malta no meio do ano, eu gostaria muito de conversar com vc para tirar umas dúvidas, se vc puder me ajudar fico muito grato.
    Obrigado,

    meu e-mail é giubon10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. oi , meu nome é marcel, eu to indo pra malta agora em junho para trabalhar ( tenho cidadania italiana) e queria umas dicas de onde morar barato e onde é facil achar emprego de garçon ou kitchen porter... meu email é smcel99@gmail.com

    obrigadoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcel chegou a ir para Malta podemos conversar?
      Abraço

      Excluir
  8. ola dany..

    bom, assim como os outros, achei seu blog na internet e nao por acaso, gostei muito do que li por aqui, e gostaria de contar com um pouco da sua ajuda para conhecer um pouco mais de malta..

    entao, sou Eder, tenho 22 anos, sou formado em petroleo e perito ambiental, venho estudando ingles aqui no brasil, justamente para nao chegar perdido quando for fazer meu intercambio. Pretendo muito ir pra malta, desde entao, venho lendo tudo que posso em relacao a vida e a cultura do pais, mais mesmo assim tenho algumas e muitas duvidas..

    por ex: optei por malta, por aparentemente ter um custo mais baixo do que outros paizes europeus, e pela proximidade de grandes paizes nos quais tentarei conhecer enquando ficarei em malta, pretendo ficar 6 meses.. no entanto ja vi que vc disse que passagens aereas para sair de malta para visitar a europa nao esta muito em conta.. gostaria de saber mais sobre isso.. ex: malta x italia, italia x malta ..

    desde ja agradeço sua atençao e seu blog esta fantastico, muito boom.. parabens !! agora me deu mais vontade ainda de estar em malta, rss..

    aguardo resposta se puder.. ederms90@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. oLA... ESTOU INDO PARA MALTA EM JUNHO PARA UMA TEMPORADA DE ESTUDOS. VC. PODE ME DAR UMA AJUDINHA DE ONDE POSSO BUSCAR QUARTOS OU MESMO AP. ECONOMICOPARA ALUGAR... ingridazenha@hotmail.com
    Adorei o blog, muito interessante
    Ingrid

    ResponderExcluir
  10. Olá! Larissa disse que é melhor procurar escola aí pessoalmente. Tem referência de alguma escola para indicar? Pretendo ir para passar um mês, será que dá tempo encontrar uma escola logo que chegar? Pq uma das vantagens de ir pela agência é vc já chega ao local direto para iniciar o curso, daí dá para aproveitar bem as quatro semanas que se passa no país estudando...

    ResponderExcluir
  11. Ola, bom se vc vem p/ ficar so um mes, eh melhor organizar com agencia, assim vc ganha tempo e nao esquenta a cabeca, caso nao queira, da p/ ir vendo os sites das escolas e tendo uma ideia de onde quer estudar e ja organizar tudo por email antes de chegar.

    ResponderExcluir
  12. Dani, estou como alguns aqui, indo para malta e querendo informações...vou ficar 03 meses, chego em novembro...como é alimentação??locomoção??
    Se puder ajudar fico muito grando, bjos.
    e-mail: igorfg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. E quem vai com a cra e a coragem, com pouca grana no bolso, simplesmente pela experiência de viver em Malta por um tempo, como seria? Mto difícil fazer as coisas por si mesmo? Sem agências ou escolas? Como anda atualmente o custo de vida e as possibilidades de trabalho?

    Bjo! =*

    ResponderExcluir
  14. Oi. infelizmente nao sei mto sobre vir com a cara e coragem.
    Emprego consegue facil se vc tiver cidadania Europeia, p/ entrar na Ilha vc nao precisa visto e tem direito a fica 3 meses e mais 3 meses se eles aprovarem sua extensao na imigracao.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Você sabe me dizer se as regras de imigração para estudantes em Malta são parecidas com as de Dublin?
    Existe algum site para aluguel de casas como o Daft da Irlanda?
    pauldublin80@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi aqui eu falo um pouco sobre as duvidasm, regras...Tem tbm dois grupos que podem ajudar referente a moradia http://danyzinhagouveia.blogspot.com/p/duvidas-frequentes.html#.UGDGb40gcuM

    ResponderExcluir
  17. Oi Dani, tenho uma pessoa que já mora aí em Malta e me convidou para passar as férias com ela, porém quero aproveitar para iniciar um curso de inglês de 1 mês. Saindo do Brasil vc falou que não precisa visto, não é?
    Nunca viajei para o exterior, quero aproveitar essa oportunidade. Vc acha que preciso comprovar endereço e tudo do local onde vou ficar, como é isso?
    Preciso comprovar que tenho grana pra passar 1 mês?

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Parabéns pelo blog.
    Estou indo para Malta em Janeiro, estudarei 3 meses na LAL.
    Reservei hotel por um mês e depois procurarei outro tipo de hospedagem.
    Terias alguma indicação, algum site?

    Agradeço desde já!!

    Carina

    ResponderExcluir
  19. ola Dani Cassar , estou indo para Holanda, voçe sabe que não posso ficar mais de 90 dias, então , Como a Holanda faz parte do Acordo Schegen como já disse, o período limite de permanência é 90 dias a cada 90 dias. Isso significa que você pode ficar no máximo 90 dias, depois deve voltar pro seu país e esperar mais 90 dias para ficar mais 90 dias aqui. E isso vale pra todo o espaço Schegen, significando que se você ficar 90 dias na Holanda, tem que vazar pro seu país, não podendo ir pra mais nenhum país do Espaço Schegen!
    posso sair da Holanda para Malta sem precisar voltar para o Brasil?

    ResponderExcluir
  20. Samantha, poder nao pode, sei de pessoas que fazem isso, mas na minha opiniao e um risco grande, ja que voce deve sair do Schegen. Desculpa a sinceridade, mas vai de cada um arriscar ou nao, na verdade vai da sorte tambem!

    ResponderExcluir
  21. Ola Dani,
    Tdo bem.... adorei ler seu blog, me ajudos em varias duvidas
    Estou chegando em Março em Malta para uma temporada de no minimo 06 meses.
    Vc pode me passar algum contato de empresa ou proprietário direto que aluga apartamentos em Swieqi ou St. Julians... é a area onde esta localizada minha escola. Posso até chegar ai e verificar mas como meu inglês é zerado não conseguirei me comunicar para procurar apartamento
    Mto obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  22. Quanto vc acha que fica mais ou menos o custo total em um período de 6 meses de curso???
    Curso+ apto + alimentação e outros gastos

    ResponderExcluir
  23. Também gostaria de saber sobre alimentação em Malta,o preço dos alimentos em média

    ResponderExcluir
  24. tambem estou indo para malta agora em abril!!
    ja estou na italia e sou zero mesmo em ingles!
    espero que o italiano de pra quebrar um galho la!
    tambem nao sei de casas nem escolar... gostei da ideia de procurar la, ja que vou passar um bom tempo.
    se alguem souber sobre aluguel ou divisao de quarto, trabalho ou cursos de ingles, fico muito agradecido.

    ps: proximo mes ja quero estar em Malta!!

    me add no facebook: https://www.facebook.com/jorge.cortizo2
    ou nos comunicamos por email:
    jorge_cortizo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Eu nao tenho valores de cursos, e alimentacao eh bem relativo, creio que no minimo 50 euros por pessoa somente no supermercado, pode ser mais ou menos depende da alimentacao. Aluguel tbm varia de acordo com local, mas a partir de 150 euros p/ dividir, pode ser que encontre.
    Nos grupos que ja coloquei no Duvidas Frequentes sempre tem alguem oferecendo apartamento p/ dividir e sites de procura.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  26. Oi Dani, me parece que Sliema é a cidade mais cara de malta, quais seriam os melhores custos benefícios para intercâmbio em Malta na sua opinião?
    Quanto a alugar apartamento, você tem algum(ns) site(s) para me indicar para consulta?
    E o tal do seguro obrigatório, como funciona?
    Grato.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Dani, sou a Ana, de Belo Horizonte. Tive um lampejo e me lembrei que Malta existe no mapa ontem! Pensando em fugir da Copa, surgiu a ideia de ir passar junho aí. Faze um curso de inglês, talvez. Como não conheço nada além do que pesquisei rapidamente, ontem e hoje (e, por meio desta pesquisa, encontrei seu blog), ocorreu-me que, talvez, você possa me dar alguma dica de brasileiros que aluguem apartamentos aí, no esquema AirBnb, para eu ir mais sossegadinha, entendendo um pouco mais e menos insegura. Agradeço qualquer dica. Meu email anacoutinho@uol.com.br . Parabéns, mamãe, mais uma vez. Eu sou cantora e um de meus trabalhos é justamente para crianças, quem sabe a gente se encontra aí e eu te presenteio com um de meus CDs. Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Oi Ana,

    Vai fazer bem fugir um pouco da loucura que vai ser a copa e junho aqui e alto verao e uma delicia, apesar do calor ser demais!
    Eu tenho dois apartmentos no Airbnb aqui o link https://www.airbnb.com/rooms. Espero poder encontra-la por aqui e escuta-la cantando!
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá Dani,
    Muito legal seu blog, e a iniciativa de dar umas dicas e ajudar pessoas como eu...leigas total sobre Malta! :)

    Dani, estou pensando em me mudar para Malta año que vem. Falo inglés e espanhol fluente (15 anos de USA), e trabalho com comunicação, e queria saber se eh muito complicado arrumar visto, e se com 400 Euros por mês eu consigo me manter (inicialmente - por alguns meses) até arrumar um trabalho...

    E queria saber tbem se eh muito complicado arrumar trabalho em Malta, e onde seria um local legal para morar, que seja próximo a empresas, ou centros comerciais...

    Me ajuda? Please? :)

    Beijo grande,
    Fabi

    ResponderExcluir
  30. Oi Dani,
    adorei seu blog. Estou indo a Malta em outubro pra estudar. Gostaria de saber como é o clima em outubro, pois vou ficar só este mês ai e queria saber que tipo de roupa levar. Obrigada. jojocaguarino@gmail.com
    PS: Sua filha é muito linda.

    ResponderExcluir
  31. Olá Dani,
    estarei indo para Malta em Setembro, e gostaria de saber um pouco mais sobre alugueis, você disse que o aluguel em Malta é de 1 ano e eu ficarei apenas 6 meses, eu não consigo um contrato para 6 meses? E quando alugo apartamento, o aluguel esta incluso todas as demais despesas ou é como aqui no Brasil que temos que pagar além do aluguel, o condomínio, eletricidade, água, gás, etc.

    obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  32. Oi Marina,

    O contrato para que saia mais em conta e de no minimo 1 ano, contratos de 6 meses, geralmente os alugueis saem mais caros.
    Aqui nao tem condominio, na verdade tem uma taxa anual, mas isso e por conta do Land Lord. Agua e eletricidade sao pagos separadamente.

    ResponderExcluir
  33. ola, Dani. Legal seu blog! também tenho um Lucca sapeca gêmeo do Enrico, estão com 1 ano e 8 meses. pretendemos ir ano que vem a Malta estudar ingles, você tem indicação de lugar para morar? me falaram sobre Sliema, inclusive com escolas boas, preciso também de dicas sobre creche/escolinha para os bebês, consegue me ajudar?

    obrigada

    Elisa (elisacoms@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisa!
      Você pode entrar em contato com a Life in Malta, eles estão com uma ótima promoção, o escritorio fica em Sliema e aqui tem várias escolas boas. Eu moro em Sliema e tudo o que você precisa está nesse centrinho. Escolas para bebês e bom tentar reservar uma vaga com uma certa antecedência, pois os nurseries estão sempre cheios. Mas tem alguns bons aqui em Sliema tambem!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.