Faço parte e participo.
Demorou um tempo, praticamente 6 anos, e só agora me sinto cada vez mais envolvida e sentido que realmente faço parte de uma comunidade.
Malteses são bem restritos e se envolver com pessoas que não seja da família, se você não for maltes, é quase que uma tarefa cansativa e desanimadora.
E isso senti quando tentei fazer amizades com as mães maltesas da escola, primeiros anos quase impossível, afinal maltes não é uma língua que eu domino. E apesar de mais de 80% falar inglês, o maltes é a língua materna, aquela que traz conforto.
Na minha profissão, demorou uns anos para que eu conseguisse a confiança dos clientes malteses e quando foi, não teve um que não voltou ou que não me trouxe clientes novos.
Depois de muita insistência, simpatia e paciência, estou conseguindo me enturmar e não teria melhor oportunidade do que ajudar o grupo de pais da escola, mesmo com tempo curto, a gente dá um jeito.
E assim, ajudando com o que posso, vou me sentindo cada vez mais parte de Malta e cada vez mais aberta à aprender e entender a cultura que eu escolhi para chamar de minha, porque não?!
Acho importante a gente se doar um pouco para ajudar e se sentir parte de um lugar que escolhemos para morar e criar os filhos, fazendo assim com que as crianças se sintam tambem parte desse lugar.
E assim vamos vivendo e aprendendo.
xx
0 comments
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.