Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

Tirando Habilitacao em Malta

By 08:24 ,


Lembrem que eu disse aqui nos desejos para 2013 (que eu estou cumprindo quase tudo e nem chegamos ao final do ano! mas depois eu conto).

A habilitacao brasileira e valida somente por 90 dias e tem que estar traduzida, a carteira de habilitacao internacional e valida somente por 1 ano, entao como eu moro aqui e ja estou a 2 anos, foi preciso que eu tirasse uma maltesa.


Bom fiquei adiando e so fui me inscrever para tirar habilitacao em marco, depois de passar na frente da auto escola e parar num momento de 5 minutos.

As coisas sao bem diferentes do Brasil, por exemplo aqui voce vai na auto escola, paga uma taxa de 40 euros e ja faz o exame de vista em 2 segundos, nao precisa daquele exame medico p/ saber se vc sabe desenhar em linha reta, depois temos que esperar uma carta com a autorizacao do "DETRAN Maltes", segundo o dono da auto escola, a minha iria demorar um pouco, pois eles devem entrar em contato com o Brasil para saber se eu nunca cometi atropelei nenhum crime, essas coisas todas...

Minha carta chegou em 3 semanas e eu so fui marcar as aulas depois de um mes, pois havia quebrado meus oculos e fiquei enrolando tambem.

As aulas comecaram a 5 semanas, uma vez por semana eu faco 2 aulas num mesmo dia, mesmo tendo comecado a dirigir no Brasil desde bem cedo e tido carro desde 18 anos, eu pedi para que ele me ensinasse tudo como se eu nao soubesse nada, ja que eu estaria dirigindo do lado ao contrario, assim eu tambem perco as inumeras manias de volante, fico mais confiante e consigo passar no teste ou pelo menos as minhas chances aumentem mais.

Aqui ao contrario do Brasil nao tem um minimo de aulas que voce tenha que fazer, quem decide isso e o instrutor, apesar que as vezes acho que eles nos enrolam um poquinho, ja que as aulas sao pagas 10 por 45 minutos diretamente a eles, toda semana.

O teste teorico esse que eu estou arrancando os cabelos para estudar, eu faco quando decidir, assim eu ligo para o "detran" e eles me agendam, como eu tambem pago diretamente para eles o valor de 30 euros e alguns centavos para fazer o teste teorico. Depois que passar no teorico posso pedir o pratico e pagar mais uns 40 euros pela prova.

Por enquanto eu vou livre, leve e solta pelas ruelas de Malta, enquanto meu instrutor fica livre, leve e solto no iphone, que dizer que ele nao tem medo e acha que eu dirijo muito bem (assim espero)...hahaha

Quando eu fizer o teste teorico venho contar para voces como foi.

Leia também:

4 comments

  1. Aqui tem que fazer o mínino de 12 aulas (durante 6 meses no mínimo) e cada uma custa €30. Eu nunca dirigi na vida e começo a fazer as aulas nessa semana ;) Boa sorte pra você ai.
    x

    ResponderExcluir
  2. Nossa mais cara que aqui, mas o bom eh que vc sabe o minimo que tem que fazer ne. Vc vai ver como e bom, eu fico sempre bem preso precisando sair e sem poder, ja que o transporte publico aqui na ilha eh terrivel =s
    Boa sorte p/ nos! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Finalmenteee!!! A Dany voltou!!! \o/

    Estava sentindo falta de você e das suas novidades!!! Adorei a manifestação de vocês, é necessário lutar por um Brasil melhor de qualquer lugar do mundo.

    Boa sorte com a habilitação!!! Tenho certeza que se sairá muitoooo bem! E cuidado com os pedestres!! hahaha

    Saudadona!

    Beijokas! =D

    ResponderExcluir
  4. Ai amiga, ando meio preguicosa p/ escrever no blog, mas de vez enquando sai alguma coisa. hahaha

    A habilitacao vai dar tudo certo, mas ainda estou sem paciencia p/ estudar o teorico, uma chatisse sem fim!!

    Saudades!!!
    Um super beijo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.