Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

Menos e mais...para onde vai todo o lixo?

By 12:30 ,

Eu ando numa fase bem zen, tentando viver sem muitas tranqueiras e desapegando de tudo que nao uso.

Acho que depois me tive as kids, eu fiquei mais preocupada com o meio ambiente. Aqui em Malta ha coleta seletiva duas vezes na semana e o caminhao do lixo passa todos os dias.



Infelizmente nao sao todos que tem a preocupacao de separar e ate os coletores de lixo, as vezes nao tem paciencia de pegar somente o saco de lixo preto e acabam enfiando tudo no mesmo caminhao. Mas se todo mundo pensar, "por que vou fazer se meu vizinho nao faz?", ai a mundo seria bem pior e mais poluido e eu acredito que se cada um fizer um pouco, no final faz diferenca.

Juntamos muito lixo, compramos muitas coisas e tambem ha aquelas que quebram, ficam entulhadas no quintal de casa e as vezes a gente nao sabe onde ir.

Aqui em Malta ha varios 'bring in site' que sao locais espalhados por zona e abre de segunda a domingo, ou seja, se voce tem carro e esta com TV quebrada, computadores velhos, vidros, colchoes, tudo o que o caminhao de lixo nao pega na semana, voce pode ir ate esse local que e grande e dividido/organizado por produto ou material.

La tem muitas coisas, mas e somente um deposito, se voce ver algo bacana e acha que tem como arrumar, voce nao pode trazer para casa. Pois antigamente isso era possivel e alguns usavam isso como meio de negocio.

Hoje todas essas coisas sao enviadas para reciclagem e vao para varios lugares do mundo, onde eles separam as partes e reaproveitam em alguma outra coisa.

Caso voce nao tenha como levar ate o local por ser muito grande, ou nao tiver como, e so ir ate o Local Concil e agendar que o caminhao de entulhos va ate sua casa e retire, para isso eles agendam e voce coloca na porta da sua casa no dia e horario marcado.

Os demais lixos tambem devem ser colocados no dia e uma hora antes do caminhao passar, caso nao seja feito, podera ser multado pela prefeitura, o que nao acontece e que muita gente nao respeita tambem e no final do dia por conta dos gatos e cachorros, tem lixo espalhados pela rua toda, mas de novo, fazemos a nossa parte e no final da diferenca sim!







Leia também:

0 comments

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.