Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

Alfabetizao em Malta (Maltes e Ingles)

By 11:23 , ,

Achei que teria tempo de sobra quando Bella voltasse as aulas, mas tempo de sobra de criancas eu tenho e tempo de menos devido ao trabalho (nao estou reclamando, e estou amando tanta gente empolgada pra ser fotografada!)

Enfim, Bellinha comecou as aulas no finalzinho de Setembro e foi um pulo muito grande pra ela, que sentiu, reclamou e ainda reclama de tantas coisa para fazer.


Aqui em Malta as criancas comecam a ir para a pre-escola com 3 anos (Bellinha comecou um pouco antes, porque faz aniversario somente em Novembro e o ano letivo comeca em Setembro/outubro), e com 5 anos, as criancas ja vao para a primeira serie, serem alfabetizadas primeiro em Maltes e segundo semestre em Ingles. Isso em escolas publicas, ja falei delas por aqui, e nao tem essa de razao socio economica nao, na escola da Bella tem filhos de politicos, ate homens de negocios conhecidos por aqui!

Eu sempre achei que 4/5 anos para alfatizacao seria um pouco cedo, continuo achando, mas e lei entao, regras sao regras. Bellinha geralmente tem de 2 a 5 folhas de licao de casa por dia, exceto as quarta-feiras.

Ela fala portugues fluentissimo, principalmente depois que minha familia se mudou pra Malta, ingles e a lingua materna dela, e maltes ela tem sentido um pouco de dificuldades por enquanto, a familia do marido e maltesa, mas eles nao se comunicam tanto em maltes com ela,  apesar de pensar na confusao em falar 3 linguas, acho um maximo a oportunidade e a facilidade que ela tem, alias que as criancas tem com tudo isso.

Agora no primeiro ano a escola colocou regras em tudo, o que eu acho um pouco duro, principalmente paras criancas mais novas, Bellinha tem reclamado, mas espero que seja somente esse comeco de ano, e que no final ela ate goste de ir para a escola, nao somente  para rever os coleguinhas.

E voces, acham tambem que essa idade ainda e muito cedo para ler e escrever?

xxx



Leia também:

7 comments

  1. Boa tarde Dani
    Adorei seu blog, estou pensando em ir morar em Malta com 3 criancas ( 9 anos, 7 e 5). Vi que o primeiro semestre as aulas sao em Maltes, eh isso mesmo? Eles tem o ingles como segunda lingua, gostaria que continuassem estudando somente o ingles por enqto. Existe alguma opcao para me orientar? Grata Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Silvia,
      Na verdade eles focam mais no maltes, mas nao deixam o ingles de lado. As criancas acabam falando em ingles, caso a maioria dos alunos da sala sejam estrangeiros, o que e o caso da Bellinha. A outra opcao para que eles aprendam somente ingles, seria a escola privada, onde o maltes e apenas opcional.

      Excluir
  2. Dani, que tipos de regras a escola impõe? Quanto custa uma escola particular em Malta? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dane,

    Bom depende da escola, mas obrigatoriamente precisa de uniforme, da cabeca aos pes, cabelos das meninas sempre presos e meninos sempre cortado certinho (nada de cabelos coloridos ou ate mesmo muito raspado, passado a maquina)...Nas escolas publicas ha uma preocupacao com a alimentacao e alguns alimentos sao proibidos nas lancheiras, como sucos de embalagem, bolos com cobertura, doces, salgadinhos e frituras.
    O preco varia muito da idade escolar e da escola em questao. Pode chegar de 400 a 1200 euros por termo.

    ResponderExcluir
  4. Ola! Parabens pelo blog! Existe escola waldorf ou montessori ai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jean,

      Sim, existe a escola Maria Montossori e algumas outras que acabam aplicando um pouco o metodo montossoriano, mas nao me lembro os nomes, pq as vezes leio em grupos sobre uma escola ou outra.

      Excluir
  5. Ola!existe montessori ou waldorf ai?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.