Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

Blogagem Coletiva: Dezembro em minha casa!

By 07:59

Eu amo esse clima todo de final de ano, principalmente no Brasil quando ficamos esperando o ano inteiro para ver aquela tia querida, ou simplesmente fazer cara para aquela prima fofoqueira que so ia para futricar da vida alheia (risos). No mais e ou nao e uma epoca realmente magica? Eu adoro!

No Brasil sabemos que a maioria das casa ha sempre festas, troca de presentes e muita fartura. Aqui em Malta eles comemoram o Natal no dia 25 de Dezembro mesmo, nao fazem como nos a noite que e a festa e o dia e para terminar a comilanca.



‘Il-Milied it-Tajjeb!' ( Feliz Natal em Maltes) e comemorado em todas as familias, por ser um feriado religioso, temos algumas procissoes e os presepios sao vistos em varios cantos da ilha. Na noite de Natal eles fazem a missa da meia noite (Missa do galo). E a cerimonia e feita por meninos e atualmente meninas tambem podem participar no altar.





A comida e uma mistura da cultura britanica, o famoso peru, um pouco tambem dos doces sicilianos e claro o pannettone que nao pode faltar. As casas sao todas decoradas e eu acho o clima bem parecido com o nosso. Tem tambem as Christmas Village e o Mini Christimas Market, pequeno mas simbolico e delicioso.

Nosso primeiro Natal aqui foi no ano passado e eu segui mais a tradicao maltesa em nao comemorar a vespera. Mas nao passamos em branco, eu fiz uns aperitvos, regado a Mulled Wine (vinho quente). No dia 25 eu acordei cedo e coloquei a mao na massa para cozinhar para familia do marido, o almoco foi 'a la brasileira', depois teve a abertura dos presentes das criancas.

Esse ano sera um pouco diferente, primeiro porque montamos a nossa primeira arvore de Natal, Bellinha ja entende um pouco, ajudou e se divertiu na preparacao. Vamos comemorar tambem no dia 24 com um casal de amigos e no dia 25 com a familia.

Para saber como esta sendo o mes de Dezembro na casa das Maes Internacionais, clique aqui.

Leia também:

4 comments

  1. Menina, maltês parece ser uma língua super difícil, hein? Não tinha ideia!
    No mais, que lindas fotos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Q fotos lindas, Dani!
    Realmente, conforme eles crescem, essas datas fazem mais sentido, eles curtem mais e a gente tbem, ne?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Vizinha, espero que o fim de ano de vcs seja maravilhoso! Tudo de melhor em 2013. Valeu pela companhia! Bjo grande!!

    ResponderExcluir
  4. Paloma, eh uma mistura de linguas, eu acho bem complicado..rs
    Lu, eles curtem mesmo, eu tambem curtia bem mais quando era crianca...rs Beijos
    Vizinho, obrigada, tudo de melhor para vc tbm!! Beijo grande

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.