Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

Zara x Trabalho Escravo!!!

By 08:35 ,

Infelizmente o mundo ainda nao abonou o trabalho escravo e nao e so no Brasil que isso acontece, muitas grandes empresas, pagam pouquissimos aos trabalhadores que ficam horas fora de casa trabalhando sem parar!

Hoje pela manha no twitter, vi varias manifestacoes contra a Zara, por contratar trabalho escravo (ainda nao sabemos se e verdade, coisa que eu nao duvido que seja), bolivianos ganham 1 real e alguns centavamos por um jeans produzido e tem que dividir em 7 pessoas!!! Essa materia foi ao ar pelo programa A Liga do Rafinha Bastos (que de vez enquando faz algo que presta).

Um absurdo! Mas nao e a primeira empresa e nem sera a ultima que continuara a tratar pessoas humildes que querem trabalhar e melhorar de vida e que no desespero acabam aceitando trabalhar por miseros centavos. Ha um tempo atraz, uma confeccao aos aredores da Jose Paulino em Sao Paulo, que p/ quem nao conhece e um centro com roupas super em conta, sem marca e com qualidade razoavelmente boa, la funcionava/funciona uma fabrica onde os bolivianos trabalhavam em condicoes precarias, sem poder sair do local (para nao fugirem), comendo muitas vezes comida de qualidade duvidosa, sem documentacao e doentes!!!

O que me deixa indignada e que na epoca por ser apenas uma confeccao qualquer ninguem fez protestos, mas agora que e uma marca mundialmente conhecida as pessoas estao indignadas?!? Longe de mim defender, nao e isso, so que as pessoas fecham os olhos para muitas coisas e quando acontece algo que a midia fica em cima, eles querem reivindicar. Enquanto antes disso quantas pessoas nao estao sofrendo por trabalhar em qualquer outra empresa como escravos e ninguem se importa?!?

Vamos deixar de sermos hipocritas um pouco e ver que a maioria das chamadas fast-fashion  estao ai com trabalhos escravos de imigrantes ilegais e o que vai acontecer daqui uma semana?!? As pessoas vao estar la todas na loja da Zara comprando o vestidinho bapho e esquecendo de tudo o que disseram hoje no twitter, blogs e afins...Fora ter que ler, pessoas que nao se importam comentando se com esse preco baixo da ultilizacao de mao de obra escrava a marca vai pelo menos baixar os precos ou fazer uma liquidacao?!? Me poupe ne?!? A marca a cada ano que passa esta cada vez mais proxima do primeiro lugar no ranking das empresas mais lucrativas no MUNDO!!!! E voce acha que vao abalar as estruturas?!? Infelizmente nao!!!

Temos que ser realistas e nao idiotas, quando o mundo parar de fechar os olhos para as coisas que nao lhe convem, continuaremos tendo um mundo cheio de desigualdade social e por que nao cheio de trabalho escravo, mao de obra infantil, prostiuicao infantil e outras inumeras coisas do tipo!!!

Leia também:

1 comments

  1. Dani disso tudo! Tantas coisas ficam escondidas, obscuras sobre o trabalho.
    Impressionante como se acham no direito de fazer isso com o ser humano.
    Sabe que conheci uma moça que trabalha na Zara daqui. Ela é brasileira. Me falou que é vendedora. Mas trabalha e faz de tudo um pouco. Até montar prateleira para organizar as coisas na loja ela fez... Impressionante!!!! Pra deixar a gente de boca aberta.
    Beijos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.