Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

O jeito maltes de ser...

By 12:17 ,

Frans um cartoon maltes com videos no youtube
com satiras estao todas em maltes !
Ha um ditado que diz que voce so conhece a pessoa quando convive com ela!

E e bem assim mesmo, me mudei para Malta e agora convivo diariamente com uma familia maltesa e no dia a dia vamos vendo os costumes, alguns aceitaveis e outros nem tanto.
Maltes e um povo simpatico apesar de falar grosso que quando falam em maltes eu nunca sei se estao conversando ou se estao brigando, resultado = pergunto para o marido depois de fazer cara de assustada. Todos falam italiano e ingles tambem, mas entre eles somente em maltes, mesmo tento voce que nao entende, eles nao se importam se voce esta boiando ou nao.

Maltes adora ganhar dinheiro e trabalham duro para isso, exemplo disso, uma pesquisa feita pelo Banco Central da Uniao Europeia comprovou que uma media de malteses tem guardado no banco cerca de 40 mil euros (deve ser por isso que a Ilha nao foi atingida com a crise!).

Eles guardam dinheiro e quase nunca gastam, pois eles pensam que quando morrerem seus filhos estarao seguros e assim seus filhos pensam o mesmo e por ai vai...nao gastam nunca e ficam com heranca eterna, ja que maltes parece que vive para sempre e quando resolve morrer seus filhos ja estao ricos e nao ‘precisam’ do dinheiro guardado!!!

O  que eles detestam mesmo e gastar dinheiro, e que voce ve de carros antigos nas ruas em dia de semana nao e brincadeira, acho que muitos devem ter no minimo 30 anos de uso, nao porque eles nao tem dinheiro para comprar um novo, mas e que o carrao lindao, limpo e brilhante e usado aos finais de semana para passeios e o velho e antigo para ir trabalhar durante a semana.

Na familia em que eu convivo eles tem uma tradicao de quando o bebe nasce todos dao dinheiro para alimentar o porquinho para no futuro ser usado pela crianca como quiser. Confesso que no comeco fiquei sem jeito, pois em todo lugar onde iamos a primeira vez, saiamos com um envelopinho recheadinho, mas vi que e tradicao nacional.

Alias, dinheiro e sinonimo de presente de casamento, aniversarios, batizados e afins, eles nao costumam te presentear com algo e sim com um envelope e voce compra um presente ao seu gosto.

Uma coisa que nao me acostumo e a mania incansavel que eles tem de dar roupas usadas Leia-se velhas  para nossos filhos. Eu nao gosto #prontofalei! Eu sei que tem certas roupas que estao em otimo estado (a Bella tem varias) e que eu realmente gostaria de dar para alguem que fosse usar e cuidar dessa roupa tao bem quanto eu. Mas acontece que eu recebo quase que semanalmente roupas de sei la quem e em pessimo estado.

Eles nao fazem isso para dizer que voce ao tem dinheiro para comprar roupa nova, eles fazem porque acham que se seu filho usar roupas que foram de outras criancas, voce vai guardar dinheiro e assim pode viajar, trocar de carro ou simplesmente guardar. Mas eu NAO GOSTO !!!!

Outra mania e de voce oferecer uma coisa e eles dizerem nao, nao e nao. Quando na verdade eles dizem sim ! Um dia desses recebi visitas e quis ser gentil ja que me pegaram de surpresa, mas  ao oferecer (comigo nao tem essa que quem oferece nao quer dar!) nao aceitaram, ofereci novamente e nada...Desisti! Depois que o marido chegou, ja que nesse dia ele nao estava em casa para me ajudar, ele disse que eu deveria ter insistido e que provavelmente eles falariam que eu nao os recebi bem.

Se voce ja morou em outro lugar da Europa e vem para ca, voce estranha o jeito deles na rua, supermercado, pois se te esbarragem nao espere escutar –Sorry! E se voce estiver no caminho nao espere um – Excuse-me! E sim um empurraozinho =(

Claro que nao e geral, conheci gente gentil, educada e eles tem a qualidade que admiro de trabalharem duro para ter conforto e uma vida boa!

Mas vou te confessar que eu ainda tenho que me acostumar muito com esse jeito maltes de ser, porque tem horas que da vontade de sair correndo!!!
|

Leia também:

2 comments

  1. Ai Dany... Que jeitinho de ser...risos
    Mas não é só por aí viu? Aqui também tem cada alemão. Olha, muito diferente do nosso jeito de ser.
    Mas é a vida! Costumes diferentes! Vamos respeitar, mas também não vamos deixar de falar o que não gostamos.
    Um beijo.
    E aí... como está a vida após casamento? Apesar que já moravam juntos... Mas agora deve estar melhor ainda.

    ResponderExcluir
  2. Haha...e diferente os costumes e eles acham o mesmo de nos...rsrs
    A vida pos casada acho que esta ate melhor...estamos em lua de mel...kkk

    Bjkas

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.