Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

Blogagem Coletiva das Mães Internacionais - “Pediatria” - MALTA

By 12:01


Hoje a Blogagem Coletiva aborda o assunto sobre pediatria.
Bom, aqui em Malta, eu ainda nao fui em um pediatra, ja fazem 4 meses que estamos aqui, porem as coisas funcionam diferente do Brasil.

Se voce e cidadao maltes,nao precisa pagar consulta e e so marcar a consulta em um hospital proximo ao bairro em que reside.Nao se ecolhe o medico, caso voce esteja fazendo no publico (o mesmo medico que atende no publico, atende no particular, ou seja, nao tem diferenca de tratamento).
As consultas nao funcionam todo mes como no Brasil, aqui eles alegam que como nao ha mortalidade infantil, o bebe nao precisa ir ao medico com frequencia se nao estiver doente. Entao as consulta geralmente sao:

1 consulta: Entre 6 a 8 semanas
2 consulta: Entre 7 e 9 meses
3 consulta: Entre 18 e 24 meses
4 consulta: Entre 2 e 3 anos
5 consulta: Entre 4 e 5 anos

Super diferente, confesso que assustei e fiquei brava por nao levar a Bella todo mes, entao pagamos um medico particular especializado em medicina da familia e ele pesou, checou e em 5 minutos estavamos saindo do consultorio, entao nao tenho ainda o que falar muito sobre a pediatria.

A Bella completou 8 meses a semana passada e recebemos uma correspondecia com a data da consulta que foii hoje. Confesso que apesar da pediatra ser um amor de pessoa, a consulta foi super rapida e nao me senti a vontade, sei la, achei meio vaga, ela chegou a Bella, peso, comprimento, cranio e tudo, perguntou se estava ok e pronto!

Talvez seja o jeito deles por aqui, eu acostumei a ir no mesmo medica a minha infancia interia, e e comum ter esse vinculo no Brasil (pelo menos por onde eu vivi). Aqui voce acaba pegando o medico que esta no plantao, e como as consultas sao demoradas como descrevi acima, acaba que nao tenho afinidade.

As vezes foi so uma impressao, mas a primeira e a que sempre fica =)

Quer saber mais sobre as consultas em outros cantos do mundo?!? Nao deixe de acessar o Maes Internacionais!!!!

Bjos

Leia também:

4 comments

  1. Dany,
    Como sentimos falta de uma relação mais próxima e acolhedora.
    Mas pelo que já acompanhei da blogagem coletiva não acontece isso só em Malta.
    Aqui por exemplo a consulta é muito diferente do Brasil. Sei lá, algo mais formal e distante.
    Mas fazer o que... temos que pensar que estão ali para acompanhar o desenvolvimento e conversar sobre os principais cuidados. O resto, fica por nossa parte! Conversamos com outras mães, com a nossa mãe, com as amigas...risos
    Beijos e parabéns pelos 8 meses da Bella. Está uma fofa! Linda!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Dany bem diferente mesmo. Pra mim é importante o vínculo, como expliquei no meu texto, mas se é um sistema que funciona, então temos que nos acostumar, não é mesmo? Pelo jeito funciona, já que não tem mortalidade...
    Meu marido diz que nós brasileiros temos mania de médico e queremos marcar consulta toda hora em tudo... rsrsrs Talvez seja mania de brasileira mesmo, mas eu vejo esses países super desenvolvidos, com esses povos saudáveis e penso que eles devem saber algo... Se tudo corre bem com todo mundo é porque da certo.:) Fique tranquila, a Bella vai crescer linda e saudável!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dany,
    Aqui na Inglaterra e a mesma coisa, os medicos perdem mais tempo no computador do que conosco e mal tocam nas criancas.
    Quanto ao medico que atende tanto no publico quanto no particular, aqui tambem e assim, mas, ha uma grande diferenca.
    Eu tenho plano de saude e quando preciso ir ao especialista vou sempre particular, a diferenca e que no publico, por questao de falta de verbas, eles seguram ao maximo exames caros e no particular e a primeira coisa que te mandam fazer, ou seja, a atencao e muito melhor. Nao deveria ser assim, mas, infelizmente e.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiiiiiiiiiii
    Vim aqui pra te dizer que o Desencalhadas agora se chama www.telmonteiro.com. Troque o nome na barra lateral do blog e não deixe de comentar sobre o que achou da mudança!
    Beijinhos da Tel

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.