Sem Figolla não há Páscoa! - Tradição Maltesa
Figolli fotografadas por mim para a campanha de Pascoa da Elia Caterers em 2018 |
O doce que deixa malteses enlouquecidos e ansiosos para a Páscoa, não tem nada a ver com chocolate e chama Figolla no singular ou Figolli no plural.
Como todo doce maltês, essa também leva amêndoas, é uma espécie de biscoito com raspas de frutas cítricas e recheio de marzipã. O que faz o doce ser bom, é a procedência dos ingredientes, afinal amêndoas é um ingrediente caro e se substituído ou misturado, tira toda a essência e sabor desse doce tão especial na Páscoa Maltesa.
Confesso que não sou fã dos doces malteses, mas é porque não sou 'chegada' na famosa amêndoa, mas acho que vale muito a pena experimentar caso esteja em Malta nessa época.
A origem da figolla não é uma coisa específicamente datada, uns dizem ter tido origem pagã, relacionada a mitologia, outros dizem que esse doce pode ter sido inspiração de um doce Siciliano e que essa receita já está em Malta há mais de 200 anos. Mas o fato é que sem figolla, não há Páscoa em Malta!
A tradição comum é fazer as figolli junto com as crianças, presentar a família e só comer no domingo de Páscoa! Alguns cristãos antigamente ainda levavam a figolla para ter a benção na missa de Páscoa.
Apesar de não ser meu doce favorito, adoro ver os inúmeros formatos e cores que decoram os cafés, supermercados e padarias por aqui.
Você tem alguma tradição de Páscoa que não seja relacionado a ovos de chocolate?
Me conta!
Beijos
0 comments
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.