Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

Registrando casamento em Roma

By 15:01 , , , ,


Em Malta não temos um consulado onde possamos resolver coisas burocráticas, como registrar o nascimento ou casamento.


Apesar de termos um Consulado honorário, o mesmo não tem esse poder de resolver coisas burocráticas, documentos e afins.

Alguns serviços podem ser feitos por carta, mas outros só pessoalmente e o registro de nascimento e casamento são um deles.

Esse ano faço 8 anos de casada e ainda não tinha ido até Roma para esse fim, acabei escutando o quão complicado e acabei não priorizando, o que nao é certo, já que como cidadãos brasileiros, temos o dever de sempre estarmos com toda a documentação em dia, mesmo quando temos dupla cidadania.

Aproveitei e também fiz o registro de nascimento do Luca, sendo assim temos mais um brasileirinho oficial em casa.

Tudo foi muito simples, a lista de documentos está no site do consulado, eu ainda enviei um e-mail, já que haviam algumas dúvidas e fui respondida com prontidão.

Uma dúvida que algumas pessoas tinham, era sobre o nome de casado, eu por exemplo resolvi adotar o do meu marido e retirei os de solteira, porém na certidão não consta, salvo uma observação bem pequena, onde diz somente que eu adotei o sobrenome do meu marido, com isso algumas pessoas não conseguiram fazer o registro com o nome de casado.

Minha dica é: quem casou em Malta e for regstrar o casamento em Roma, ir até o cartório de Malta e pedir a certidão de inteiro teor, lá constam todas as informações necessárias.

Segundo o Consulado o documento de casamento apresentado é suficiente para substituir o equivalente à copia conforme dell’atto integrale di matrimonio. Não é necessário apostilar nem traduzir.

O valor para registrar o casamento é de 20 euros e o registro de nascimento é gratuito.

O atendimento foi rápido e atencioso.

Caso não dê para escapar de ir para Roma resolver essas partes burocráticas, aproveita e fica mais uns dias para curtir a cidade eterna.

Ter o Consulado Brasileiro em Roma, tem suas vantagens.

Leia também:

0 comments

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.