Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

Saúde Pública em Malta

By 12:27 , , , ,


Bom 2019 queridos leitores!

Esse faço 9 anos escrevendo o blog! Muito tempo né?

 Mesmo as vezes desacelerando aqui, não abandono esse cantinho.

Hoje vou escrever um pouco, de forma simplificada um assunto que muito gera dúvidas!

Saúde em Malta! Especificamente saúde pública na ilha! Ja falei algumas vezes aqui quando precisei ir ao hospital.


Você sabia que em 2000 num ranking de melhores sistemas de saúde do mundo, Malta ficou em 5 lugar? Estados Unidos da América e Reino Unido ficaram em 37 e 18.

O hospital geral de Malta é o Mater Dei que fica em Msida, um dos maiores da Europa, lá são atendidos diversas especialidades alem da emergencia!

Esse serviço é gratuito devido aos impostos pagos (e pagamos felizes por saber que está sendo bem aplicado), todos os tratamentos são cobertos pelo governo, seja gravidez, cirurgia, reabilitação...

Em todo o país são 8 policlínicas que fazem o atendimento primário, 7 centros médicos em Malta e um em Gozo, além das enfermeiras que fazem um trabalho preventivo a domicílio. Fora isso há diversas clínicas especializadas que também atendem pelo governo, ou seja, estamos bem de serviços de saúde pública.

Ah mas tudo e lindo assim? Claro que não! Tem muita fila de espera, e se você estiver por exemplo fazendo o pré natal, raramente se encontrará com o mesmo médico toda vez que voce for fazer a consulta! Mas de verdade, esse é o menor dos problemas.

Falo por experiência própria, Luca já fez cirurgia, Bella faz tratamento de asma (que eles levam muito a sério), eu já levei um tombo e bati a cabeça, so fui liberada depois que fizeram todos os exames possíveis pra ter certeza que eu não tinha sofrido nada grave, ou seja, eles levam a saúde como deve ser levada, muito a sério!

Eu uso o hospital toda vez? Não! Quando não é nada grave, eu vou no médico da farmácia e pago 15 euros pela consulta, se ele achar que eu preciso de especialistas ele irá me encaminhar para o hospital.

Se eu nao quiser pagar, posso ir no posto de saude que funciona diariamente das 7am as 8pm, ou se for emergencia durante a noite, voce pode usar uma policlinica que atenda a sua regiao, por exemplo: Eu moro em Sliema e se precisar de uma urgencia, posso fazer o primeiro atendimento em Floriana, caso seja algo mais grave, eles me encaminharao para o Mater Dei.

Estrangeiros também podem usar o hospital público?

O sistema é gratuito para todos aqueles que contribuem com o seguro nacional, ou seja, todos aqueles que pagam impostos(incluindo dependentes, como filhos e esposas/maridos)!

Os europeus que tenham a carteira de saúde europeia adquirida no seu país de origem, também podem usar o hospital sem pagar, essa carteira da direito aos tratamentos de emergência e não cobre custos com viagens e morte.

Já para não europeus o sistema de saúde é gratuito caso tenha o seguro viagem.

Britanicost e Australianos, também gozam do serviço gratuito já que esses dois países tem um acordo bilateral com Malta.

Em caso de emergência, qualquer pessoa pode ser atendida mesmo que não tenham seguro saúde em mãos, porém assim que a situação for estabilizada o paciente terá que provar que estava coberto por algum seguro, ou pagar pelo atendimento/ tratamento. Essa conta geralmente é encaminhada para seu endereco em Malta.

E você já teve alguma experiência com hospital aqui?
Tem alguma dica que eu esqueci de mencionar?

Beijos

Leia também:

2 comments

  1. Dani Cassar gostaria de tirar uma dúvida com vc, como posso entrar em contato privado? Desde já agradeço.
    Fernando Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode me enviar um e-mail daniellegouveia02@gmail.com

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.