Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

Como funciona a escola publica em Malta

By 12:58 , ,


Confesso que depois de ficar um pouco insegura no começo com a ideia da Bellinha ir para a escola e ainda pública, já que no Brasil boa parte delas não são lá aquelas coisas. Tenho que confessar que me fui surpreendia.


O ano letivo aqui como já disse começa em outubro, final do ano teve o concerto seguido de 2 semanas de férias.

Os país são chamados na escola frequentemente para saber como esta sendo o trabalho em classe e o desenvolvimento das crianças.

 Dia desses percebi que a Bellinha estava voltando com o suco sem abrir, após uma semana perguntei se queria trocar de sua e ela disse que não, porque a professora falou que tomar suco fica 'fat girl', interessante a tentativa, mas muito dramática, enfim...

Tirando o episodio do suco, acho um amor o carinho que ela tem por cada criança.

O ensino e ótimo, até agora não tenho que reclamar, a Bella se você pede para ela contar quantas laranjas tem na mesa, ela vai saber, o maltes tem se desenrolado com ela e ela anda muito falante.

A estrutura da escola na minha opiniao e melhor que uma das mais caras aqui da ilha, computadores novos, quadro interativo, mesas e cadeiras novas, pintura dentro de sala novinha, alem de ter um blog onde eles atualizam sempre com as atividades escolares dentro e fora da escola. O que e uma delicia de ver!

Entao por enquanto nao penso em tirar Bellinha de la, ela esta cada dia mais esperta e inteligente e isso com certeza nao vem so da escola, nos temos que fazer boa parte dentro de casa, mas a escola tem ajudado e muito!

Leia também:

10 comments

  1. Olá, Dani
    como professora, fico sempre pensando na situação da educação lá no Brasil, sabe? É triste ver que o interesse em oferecer educação gratuita de qualidade não interessa aos governos. É uma falta de respeito muito grande com os profissionais da educação e com o povo.
    Que bom que aí em Malta a escola pública funciona!
    Um abraço,
    Lu

    ResponderExcluir
  2. OI, Dani td bem?
    O que faz ai? Quantos anos a Belinha tem?
    Estou pensando em ir para ai!
    Meu nome é Sandra, minha filha tem quase 4 anos - é fácil conseguir vaga na escola? Existe escola com período integral?
    Um abraço
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Ola Sandra,

    Eu sou fotografa aqui na ilha e trabalho com meu marido tambem. Bellinha tem 5 anos. Se for escola particular, as vezes e um pouco dificil porque a maioria esta sempre cheias e eles podem 'recusar' estudantes. As escolas geralmente sao da 8.30 as 2.30, porem tem a opcao de deixar as criancas mais cedo e buscar mais tarde, principalmente os pais que trabalham e ha outra que tem atividades extras tambem. Se quiser pode me mandar email que eu respondo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dani,
    Estou querendo ir fazer uma pós graduação e melhorar o ingles, porém tenho dois filhos, um menino de 14 anos e uma.menina de 5 gostaria de saber como é para matrícula Los na escola pública, ambos tem nacionalidade espanhola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiane,
      E so voce ter o contrato de residencia, onde estiver morando e ir ate a escola mais proxima com seus documentos pessoais. Isso porque voces tem cidadania europeia, entao fica mais facil.

      Excluir
  5. Oi Daniela, boa tarde! Eu e minha familia estamos pensando em nos mudar no proximo ano e gostaria de saber mais sobre educação e saude. POderia me informar? Poderia me dizer tambem nome de escolas publicas que sao boas para que eu me oriente? Minha familia tera 4 anos quando chegarmos na Ilha (ela completará 5 anos em Nov18 e vamos nos mudar em Abr18). Todos nos temos cidadania europeia. Obrigada! Se quiser pode me mandar por e-mail: iasminsecco@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Iasmin,
      Posso ajudar sim, me envia um email daniellegouveia02@gmail.com que eu respondo o que souber. Beijos

      Excluir
  6. Ola Sandra, estou pretendendo me mudar para a ilha de Malta, no mês de março/2017, pois meu marido vai ficar por um período trabalhando, tenho um filho de 09 anos e pretendo coloca-lo em escola publica, temos a nacionalidade europeia (espanhola), o idioma é muito difícil de aprender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Selma,
      O principal sera o ingles, mas esse ano abriu uma classe especial em algumas escolas para as criancas que nao falam ingles.

      Excluir
  7. ola Danielle;

    Me chamo Edson sou de salvador BA, casado com a Roberta e pais de beatriz 08 anos e gabriel 05 anos.

    Estou planejando um intercambio de 01 ano em familia para Malta e gostaria de saber se voce poderia ajudar com informações a respeito de escola e saude para as crianças, como funciona o sistema de matricula, se a saude é publica ou necessitamos de um seguro.

    A minha ideia é estudar eu e minha esposa em alguma escola de ingles para ganhar o visto de estudante e nossos filhos estudarem na escola publica, e se tiver oportunidade de trabalho mesmo que informal, por que ja sei que não se pode com visto de estudante trabalhar.

    Ficaremos muito grato se puder ajudar, deus abencoe voce e familia
    te encaminhei um email tambem

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.