Dicas e curiosidades sobre a vida em Malta

Dupla Nacionalidade Maltesa

By 13:45 ,

Dupla nacionalidade sempre me causou duvidas, quando eu comecei a ver para tirar a minha, achei que seria facil ate! Sou neta de portugues, porem, para que eu tenha direito a minha dupla nacionalidade, meu pai teria que tirar a dele primeiro, pois e como heranca de pai para filho!!!

Ele me enrolou pois nao queria que eu me perdesse na Europa...haha, mas acabei casando por aqui, agora minha irma esta convencendo ele a tirar, para que ela possa ter livre acesso mesmo nao querendo morar aqui, ela pensa em vir passear e com passaporte europeu sempre fica mais facil ou menos burocratico ;)

Bom, para quem conhece o blog desde o comecinho, sabe que eu morei na Irlanda e no 6 mes de gravidez resolvemos ir ganhar a Bella em terras brasileiras (mais por capricho e medo de ter parto normal!!) e apesar dela ser filha de europeu, a dupla cidadania nao saiu automaticamente como pensavamos.

Viemos para Malta e quando fomos comecar o processo da cidadania dela, nos disseram que ela so teria direito apos o nosso casamento, pois a Bellinha havia nascido no Brasil, ja estavamos com casamento marcado e entao aguardamos. Logo depois fomos dar entrada na minha permissao e na cidadania da Bella.

Na imigracao nos deram uma carta de autorizacao para o registro dela, ja estavamos com a certidao de nascimento dela traduzida e carimbada pelo MRE, na duvida mandando traduzir e autenticar/reconhecer ate os documentos da Bella, assim ganhamos bastante tempo ;)

A certidao maltesa demorou 15 dias para ficar pronta, logo que retiramos fomos fazer o novo passaporte dela, para a nossa surpresa a moca do departamento de passaportes(que na minha opiniao foi super leiga) disse que a certidao nao significava que a Bella ja era uma maltesinha...Muito estranho, voltamos para a imigracao e la constatamos que a moca blefou, porem uma reparticao nao conseguia entrar em acordo com a outra.

Resumindo a imigracao nos disse que nos nao precisavamos de nenhuma carta que comprovasse que a Bella ja era 'maltesa', pois a certidao de nascimento ja estava comprovando, e o departamento onde sao feitos os passaportes disse que nao iria aceitar sem a bendita autorizacao, ou seja, depois de 1 hora discutindo entre eles, a imigracao nos deu uma autorizacao so para que nao fossemos ate o outro local e perdessemos viagem, eles foram super bacanas, pois nunca haviam feito esse tipo de autorizacao e nao nos recusou =)

Depois dessa peregrinacao, recusa de foto pois apareceu parte do meu braco (qt chatisse, a Bella e baby e nao para quieta p/ foto 3x4) conseguimos fazer o passaporte dela que fica pronto em 5 dias com um precinho de 14 euros e validade de 2 anos, o preco vai aumentando de acordo com a idade da pessoa, ate chegar aos 70 euros, achei bacana, pois o passaporte de um bebe sempre dura menos, no Brasil tem validade de um ano e ainda se paga como o preco de um adulto!

Agora falto pouquissimo para que as coisas se resolvam e eu conte as novidades ;)

Leia também:

7 comments

  1. Apesar de toda a burocracia e tudo mais... que bom que tudo está se resolvendo. Essas coisas são tão chatas. Pelo menos eu acho, minha paciência é mínima...rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ola, gostaria de uma informação, sou brasileiro e gostaria de me mudar para Malta e me tornar um cidadão Maltes, voce sabe me dizer se isso é possivel?

    ResponderExcluir
  3. Jairo, e possivel sim...mas nao e facil!
    Voce pode ter a cidadania maltesa, se casando, depois de 5 anos aplicando a cidadania, passando por entrevista e ai eles irao aceitar ou nao o pedido!
    Ou entao desembolsando uma bagatela de 600 mil euros e assim comprar a cidadania maltesa.
    Melhor maneira de saber e confirmar e entrando em contato com o consulado Maltes.

    ResponderExcluir
  4. Vou morar e Jogar em Malta, como funciona uma cidadania para mim, consigo fácil sera? ou preciso que minha filha nasça la? rsrs
    sou descendente de português mais nunca mexi com passaporte Europeu, ate por que meus avos paterno e materno morreu, e minha mae e meu pai tbm!

    ResponderExcluir
  5. Ola,

    Cidadania somente se voce tiver seu passaporte europeu. Ou disponibilizando 600 mil euros pra comprar a maltesa...rs
    Referente a filhos nascerem aqui, isso nao da ao direito de cidadania nem para os pais e nem para a crianca. Melhor maneira e entrar em contato com o Consulado Maltes no Brasil e o pessoal de la te explicara tudo certinho.

    ResponderExcluir
  6. Oi , tudo bem?!, tenho um parente bem distante que nasceu em Malta, pergunto a cidadania em Malta é por jus soli( nascido no local no caso Malta) ou por consanguinidade tipo na Italia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a cidadania Maltesa pode ser por herança também, mas não consigo informar o grau de parentesco em qual e se dá direito. O melhor a fazer é entrar em contato com a Sra.Fiorella do Consulado Maltês nem São Paulo e perguntar, o pessoal lá são muito prestativos e irão te ajudar.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.